Worldcrunch e o artigo que decreta que tudo pode piorar no pântano brasileiro

  • Por Caio Blinder/Jovem Pan
  • 28/06/2017 08h17
BRA101. BRASILIA (BRASIL), 26/06/2017.- El presidente de Brasil, Michel Temer, participa hoy, lunes 26 de junio de 2017, en una Ceremonia de Sanción de la Ley que regula la Diferenciación de Precio, en el Palacio de Planalto, en la ciudad de Brasilia (Brasil). Temer, que entre hoy y mañana puede ser denunciado formalmente por supuesta corrupción, participó en un acto con empresarios, se mostró sereno y afirmó que "nada" lo "destruirá". EFE/Joédson Alves EFE/Joédson Alves EFE- Presidente Michel Temer

Quando o Brasil é manchete internacional por estes dias não é notícia boa. Vamos lá, ou melhor dizendo, aqui fora, no mundo. Worldcrunch é um dos meus sites favoritos. Baseado em Paris, sua missão é fazer uma compilação diária, com tradução para o inglês, de textos de jornais de todas as partes do mundo sobre justamente o que está acontecendo no mundo.

Todo começo de manhã eu passo os olhos neste agregador de textos, mas o aperitivo do Worldcrunch é um texto cozinhado realmente em casa sobre um assunto internacional que o site quer destacar. Raro que seja o Brasil e quando isso acontece não é nenhum motivo para se ufanar, na verdade, para chafurdar.

Na terça-feira, o Brasil foi destaque com o título “O Pântano da Política Brasileira” e vamos lá chafurdando. Veja as primeiras linhas: “Visto de fora, enquanto as investigações anticorrupção avançam de forma estrondosa no seu quarto ano, é inevitável refletir: Bem, imagino que sejam todos corruptos. Será que pode piorar? Sem dúvida, os brasileiros estão pensando a mesma coisa”.

O novo episódio claro são as denúncias do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer, por corrupção passiva. Após detalhar a denúncia, o site ressalta que a encrenca política brasileira se aprofunda e desvanece a fé no processo democrático

A corda vai apertando no pescoço de Temer desde que ele assumiu a presidência sem o voto do povo. E aí vem a explicação para menos fé na democracia. O site lembra que a situação do ex-presidente Lula, embora também acusado de corrupção, parece melhor do que a de Temer, pelo menos na taxa de aprovação popular. O presidente tem lá os seus 7%, enquanto Lula lidera as intenções de voto com 30% no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018.

O que preocupa o Worldcrunch são as ameaças do PT de ir às ruas, sem “compromisso democrático e em luta aberta”, caso Lula seja condenado e preso.

Sim, arremata, meu dileto site, tudo pode piorar no pântano brasileiro.

PS- e, enquanto chafurdamos no pântano, pergunto quando o site vai publicar uma nova pensata sobre o Brasil de Temer com o título Graceful Exit, saída honrosa?

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.