Alta procura por vacina contra febre amarela faz Hospital Emílio Ribas adotar agendamentos por e-mail

  • Por Jovem Pan
  • 14/04/2017 07h25
vacina - febre amarela Agência Brasil vacina - febre amarela

A partir de segunda-feira (17), o Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, passará a aplicar vacinas apenas com agendamento. Também ficará de fora, pela primeira vez, da campanha nacional de vacinação contra gripe. A reserva de horário será feita exclusivamente por e-mail.

A mudança no atendimento do hospital referência em tratamento de doenças infectocontagiosas foi motivada pela explosão da procura pela imunização contra febre amarela.

Saltou quase 600% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2016. Em março, mês com registro recorde, a instituição distribuiu 5920 doses.
No ano passado, foram 780.

O “boom” levou à longas filas de espera e à sobrecarga no atendimento de outros serviços. Segundo o infectologista Jean Gorinchteyn, a ideia é redistribuir a demanda: “o que se observava eram alguns aglomerados em períodos do dia, criando contraponto grande e muitos idosos eram obrigados a aguardar por um período bastante prolongado”.

O Emílio Ribas aplica 20 vacinas, como a de tétano, antirrábica, meningite e contra poliomielite.

Prevendo a manutenção da demanda pela dose contra febre amarela, o hospital não aderiu à Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que começa na próxima segunda-feira.

“É por uma questão estratégica. Temos que estar ofertando a vacina da febre amarela, porque desde a semana passada houve mudança dos locais que receberiam a vacina”, disse.

Para reservar um horário, o interessado precisa, agora, mandar um e-mail para agendamento@emilioribas.sp.gov.br com nome completo, nome da mãe, data de nascimento, CPF, número do cartão SUS, telefone para contato e as vacinas de interesse. Quem não tem acesso à internet, pode marcar o horário pessoalmente.

A equipe do hospital responderá em até 48 horas. A previsão é que o interessado consiga vaga na semana seguinte ao do envio da mensagem.

O horário de atendimento ao público do Emílio Ribas permanece o mesmo: de segunda a sexta das 8h às 17h e sábados das 8h às 15h.

*Informações da repórter Carolina Ercolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.