Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 28/09/2015

  • Por Jovem Pan
  • 28/09/2015 19h36

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta segunda-feira (28), você confere aqui:

FOCUS – Os economistas consultados pelo Banco Central voltaram a piorar as projeções para a economia brasileira tanto em 2015 como em 2016. O Boletim Focus divulgado nesta segunda aposta em queda de -2,8% no PIB deste ano – na semana passada, a previsão era de -2,7%. Para 2016, a estimativa passou de -0,8% para -1%. Já a inflação deve encerrar 2015 em 9,46% – há uma semana, a expectativa era de que o indicador ficasse em 9,34%. Para o ano que vem, o mercado prevê que o IPCA fique na casa dos 5,87%.

INADIMPLÊNCIA – A inadimplência das empresas brasileiras avançou 16,1% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, reflexo do aprofundamento da recessão, associado aos juros e dólar mais altos. De janeiro a agosto, o índice de inadimplência das empresas já acumula alta de 13,3%, maior nível desde 2012, quando subiu 14,3% no mesmo período. O valor médio dos títulos protestados cresceu 15,4% no acumulado do ano, ao passo que os cheques sem fundos subiram 6,8%. As informações são da consultoria Serasa Experian.

DÓLAR – O dólar comercial, utilizado em transações de comércio exterior, fechou esta segunda-feira em alta de 3,37%, valendo R$ 4,109 na venda. Já o dólar à vista, referência no mercado financeiro, avançou 1,71%, para R$ 4,099 na venda.

SBM X PETROBRAS – A empresa holandesa SBM Offshore informou nesta segunda que foi convidada pela Petrobras a participar de uma licitação para fornecer plataformas nos campos de Libra e Sépia, do pré-sal. A companhia estava há mais de um ano impedida de firmar contratos com a estatal por envolvimento no petrolão. No ano passado, a SBM confessou ter oferecido propina a funcionários da Petrobras com o objetivo de ser beneficiada em licitações da estatal. Em março deste ano, a companhia holandesa assinou um documento com a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União que pode resultar em um acordo de leniência.

TCU – Uma reportagem da Folha informa que a atuação da presidente Dilma Rousseff à frente do Conselho da Petrobras entre 2005 e 2010 voltou a ser alvo de investigação do TCU. O tribunal irá analisar a aprovação do conselho aos atos da Diretoria Executiva para implantar 3 refinarias (Abreu e Lima, Comperj e Premium). Os processos estão ainda em fase inicial de análise, sem data para conclusão. Caso venham a ser responsabilizados pelas perdas, conselheiros e diretores terão de recompor o prejuízo identificado e pagar multa pessoal.

PL – O Ministério Público Federal deu parecer contrário à recriação do Partido Liberal, iniciativa do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O documento, assinado pelo subprocurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros afirma que o PL não conseguiu reunir as assinaturas de apoio exigidas pela lei, cerca de 487 mil. O pedido de registro do PL deve ser votado nesta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os ministros que compõem a corte podem seguir ou não a recomendação do Ministério Público.

MARTA – Após 33 anos no PT, a ex-prefeita de São Paulo e senadora Marta Suplicy oficializou neste sábado, na capital paulista, a sua filiação ao PMDB. O evento, realizado no Tuca, um dos símbolos da resistência ao regime militar, reuniu nomes como o presidente em exercício, Michel Temer; o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Cunha foi aplaudido quando defendeu que o PMDB tenha candidatura própria à Presidência da República em 2018.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.