Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (24/09/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 24/09/2014 19h03

No programa Os Pingos nos Is desta quarta-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram destaques neste 24 de setembro de 2014.

O juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, homologou nesta quarta-feira o primeiro acordo de delação premiada na Operação Lava-Jato. Pelo acordo, o réu Luccas Pace Júnior cumprirá pena em regime aberto e pagará uma multa de valor mais baixo do que as aplicadas em processos deste tipo.

A colaboração dele foi considerada valiosa pelo Ministério Público porque além de revelar como funcionava o esquema da doleira Nelma Kodama, que tinha negócios em comum com Alberto Youssef, deu detalhes de como bancos ajudavam em operações de lavagem de dinheiro.

Na homologação do acordo, Moro destaca a função de Luccas como subordinado da doleira Nelma. Ele foi acusado dos crimes financeiros, lavagem de dinheiro e de associação criminosa.

Os apresentadores falaram também da decisão do Tribunal Superior Eleitoral. O TSE confirmou a impugnação da candidatura do deputado federal Paulo Maluf, do PP de São Paulo, que tenta um novo mandato na Câmara. Por 4 votos a 3, o TSE negou o recurso apresentado pelo político contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que, no início de setembro, barrou sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa. A defesa de Maluf ainda pode recorrer no próprio TSE e no Supremo Tribunal Federal. Enquanto os recursos não forem julgados, o deputado pode continuar em campanha.

A pesquisa Ibope para o Governo de São Paulo também foi comentada. Se a eleição fosse hoje, o governador Geraldo Alckmin, do PSDB, seria reeleito no primeiro turno com 49% dos votos (tinha 48% no último levantamento). Em segundo está Paulo Skaf, do PMDB, com 17% (tinha 18%), seguido por Alexandre Padilha, do PT, com 8% (mesmo percentual da última pesquisa).

No segundo turno: o tucano venceria o peemedebista com 30 pontos de vantagem: 54% a 24%. Padilha segue líder isolado da rejeição, com 23%, seguido por Alckmin, com 16%, e Skaf, com 13%. O governo Alckmin segue com uma aprovação alta. Nada menos de 45% dos paulistas consideram a sua gestão ótima ou boa. Dizem que é regular 32% dos ouvidos. Só 19% dizem ser ruim ou péssima.

Confira no áudio acima a íntegra do programa desta quarta-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.