Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (25/09/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 25/09/2015 19h20
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta sexta-feira (25) em “Os Pingos nos Is”.
 
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a tentativa da presidente Dilma Rousseff de tentar rachar o PMDB acenando para o líder do partido Leonardo Picciani (RJ) com a Presidência da Câmara. Saiba mais no editorial completo.
 
Outros destaques do programa foram: 
 
– Programa partidário do PMDB foi veiculado na TV e rádio nesta quinta-feira (24) em uma clara crítica ao Governo. O vídeo começou com uma mulher de preto dizendo o seguinte: “É hora de deixar o estrelismo de lado, é hora de virar esse jogo, é hora de reunificar os sonhos”.
 
– O PSDB protocolou nesta sexta-feira (25) no Supremo Tribunal Federal, um pedido para que o ministro Teori Zavascki autorize a Polícia Federal a ouvir a presidente Dilma Rousseff nas investigações sobre o petrolão. A ação dos tucanos tem como base o pedido da PF para ouvir o ex-presidente Lula. O relatório da Polícia afirma que Lula pode ter sido beneficiado pelo esquema, já que estava na condição de presidente no período em que os fatos apurados ocorreram. Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio, Dilma deve ser ouvida porque as mesmas condições de participação de Lula também se aplicam a ela.
 
– O Painel, da Folha de S. Paulo, informa nesta sexta que a declaração do deputado Sibá Machado, que pediu a cabeça dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Joaquim Levy (Fazenda), não caiu bem dentro do PT. Na avaliação de alguns petistas, o líder da legenda na Câmara foi “desleal” ao pregar a saída de ministros do próprio partido. A postura de Sibá gerou um movimento dentro da bancada para destituí-lo do posto. Além dele, participaram da reunião que pediu a demissão dos ministros, os deputados petistas José Mentor, Luiz Sérgio e Vicente Cândido.
 
– O vice-presidente do Senado, o petista Jorge Viana, fez um desabafo sobre o fardo que é estar no Palácio do Planalto hoje em dia. “Para salvar o governo, a única solução é piorar o governo. Seria melhor ter perdido a eleição”, disse Viana. Para o petista seria melhor estar na oposição no momento e atacar uma eventual gestão do tucano Aécio Neves, criticando o ajuste fiscal que ele teria de fazer. 
 
– O PT convoca sua militância para defender, no próximo sábado (26), o partido e o governo da presidente Dilma Rousseff. Batizado de “Primavera Democrática”, o ato será realizado na Praça da Sé, região central de São Paulo, com “o intuito de defender os movimentos e partidos de esquerda, e garantir o direito a manifestação e a organização em nossa sociedade”. Além disso, o evento promete ser “em defesa da democracia contra o golpe e a criminalização dos movimentos sociais”. Os petistas esperam reunir cerca de 5.000 pessoas no ato deste sábado.
 
– Um dia após o Supremo Tribunal Federal determinar o primeiro fatiamento das investigações do esquema de corrupção da Petrobras, o ministro Dias Toffoli negou, na quinta, pedido da defesa do ex-vereador petista Alexandre Romano para revogar sua prisão preventiva. Romano está preso a pedido do juiz do Paraná, Sérgio Moro, suspeito de participar de desvios no Ministério do Planejamento. Em sua decisão, Toffoli argumentou que, como o STF entendeu que o caso do ministério não tem conexão direta com a Lava Jato, e enviou a investigação referente ao petista para a Justiça de São Paulo, não caberia a ele deliberar.
 
– O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, disse hoje que o “fatiamento” da Lava Jato terá de ser rediscutido eventualmente. Isso porque, segundo ele, outros investigados deverão se basear na decisão como argumento para novas análises pelo tribunal.   Gilmar Mendes lembrou também que ele e o ministro Celso de Mello foram contra o desmembramento, classificado como “desnecessário” pelo magistrado. As declarações do ministro foram concedidas após almoço no Instituto dos Advogados de São Paulo.
 
– O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta sexta que o “fatiamento” da Operação Lava Jato não irá prejudicar as investigações da Polícia Federal. Segundo o ministro, “não existe apenas um juiz bom, um procurador bom ou um delegado bom no Brasil” e, independentemente de “para onde for um segmento da Lava Jato, a investigação será feita com seriedade”. 
 
– O papa Francisco conclamou líderes mundiais reunidos na manhã desta sexta-feira na sede da Organização das Nações Unidas a adotarem  medidas efetivas contra a degradação ambiental, apontada por ele como um dos fatores responsáveis pela exclusão econômica e uma ameaça à própria  sobrevivência da humanidade. Em seu primeiro discurso na entidade, o pontífice pediu ainda a realização de acordos “fundamentais e eficazes” na Conferência do Clima marcada para dezembro em Paris e defendeu a ideia de que há um “direito do meio ambiente”.
 
– A Comissão Especial da Câmara aprovou, nesta quinta, em caráter terminativo, texto do Estatuto da Família que define entidade familiar apenas como aquela formada por um homem e uma mulher e os filhos. Assim, as relações homossexuais não se incluem. O placar foi amplo: 17 a 5. Sem sucesso nos requerimentos de adiamento de votação -21 deputados presentes na comissão compõem a bancada evangélica e fizeram uníssono ao texto apresentado – o grupo já decidiu apresentar um recurso para levar o texto ao plenário da Câmara. A proposta tramitava em comissão especial em caráter terminativo e seguiria direto para o Senado. Com o recurso, agora ela precisa passar pelo plenário da Câmara. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.