“Cooperativismo – O Brasil que já temos”: da cooperativa para a casa

  • Por Mariana Grilli/Jovem Pan
  • 13/10/2015 15h55
Divulgação Organização Brasileira de Cooperativas (OCB)

Ao levar produtos do supermercado para casa, muitas pessoas não sabem que também estão fomentando o serviço cooperativista. A Organização Brasileira de Cooperativas (OCB) tem registradas 5.600 cooperativas, sendo cerca de 1.200 associações rurais que abastecem as gôndolas.

O presidente da OCB, Marcio de Freitas, ressalta que comprar produtos cooperativistas fomenta o crescimento regional. “À medida que a pessoa compra um leite, um café que vem de uma cooperativa, ela está contribuindo para a renda das famílias, da região e até do Estado”, ele afirma.

O produtor de leite Cleiton Grespan, associado à cooperativa Santa Clara, se sente honrado em saber que sua mercadoria abastece mercados e chega à mesa das pessoas. Já o presidente da Santa Clara, Rogério Sauthier, afirma que capacitação e união refletem na qualidade do produto entregue.

Quem também se preocupa com a mercadoria é a Coopeavi, especialista em ovos. Conforme explica o presidente Arno Potratz, na embalagem do produto, o comprador vê um código de rastreabilidade e pode entrar no site para conferir a procedência da mercadoria.

Já a Cooxupé é a maior cooperativa de café do mundo, chegando a mais de 4 milhões de sacas apenas este ano, com a ajuda dos 12 mil associados. Com um café 100% arábica, a Cooxupé abastece até a rede Starbucks, o que é o maior exemplo de cooperativismo que chega ao consumidor final em todo o mundo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.