Gastos de brasileiros no exterior sobem pela primeira vez desde janeiro de 2015

  • Por Jovem Pan
  • 27/09/2016 08h36
Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas dólar

Impulsionados pela queda do dólar, gastos dos brasileiros no exterior sobem pela primeira vez desde janeiro de 2015. Segundo o Banco Central, as despesas no mês passado foram de um US$ 1,290 bilhão, alta de 2,3% em relação a agosto de 2015.

Embora ainda valorizada, a moeda norte-americana já caiu 18,2% em 2016. Para o chefe do Departamento Econômico do BC, Túlio Maciel, o câmbio e a retomada da confiança do consumidor justificam a alta dos gastos no exterior. “O dólar hoje, em relação ao início do ano, ficou mais barato. De certa forma, o ambiente econômico também influencia”, ponderou.

Apesar da alta em agosto, no acumulado de 2016 há recuo nos gastos em meio ao cenário de desemprego, inflação e queda da renda das famílias.

Em entrevista ao repórter Anderson Costa, o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro também deu razões para essa mudança: “no mês de setembro verificaremos que as importações cresceram mais e viagens ao exterior devem apresnetar, neste mês, um aumento em relação ao mês de agosto”.

De acordo com o Banco Central, o rombo das contas externas até o mês de agosto é o menor desde 2009. O déficit nas transações correntes que inclui balança comercial, serviços e lucros e dividendos está 71,6% menor que o registrado em 2015.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.