Governador do Espírito Santo afirma que Rio Doce está em recuperação

  • Por Jovem Pan
  • 21/12/2015 09h48
Reinaldo Carvalho / ALES Paulo Hartung

 Com a decisão da Justiça de que a Samarco deverá depositar R$ 2 bilhões em 30 dias para garantir a recuperação de áreas afetadas pelo desastre de Mariana, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, diz, em entrevista à Jovem Pan, que o levantamento dos danos ainda está sendo realizado: “O desastre provocou destruição ambiental, impacto social e econômico, no entorno de Mariana e na bacia hidrográfica do Rio Doce. São impactos distintos. (…) Um levantamento de todos os danos está em curso. Mas evidentemente, essa medida jurídica é fundamental”.

O governador afirma que a medida da justiça poderá proteger os recursos para que eles sejam destinados ao seu verdadeiro fim: “Ela estabelece um espaço que, com todos os levantamentos prontos, poderemos levar a um acordo, com a contribuição de fundos e governança para que isso não caia nos orçamentos governamentais. Porque se cair, esse recurso não volta para a sua missão primordial que é a recuperação de Mariana e do Rio Doce”.

Paulo Hartung afirma que o Rio Doce já está em recuperação graças aos afluentes: “O Rio Doce está melhorando lentamente. É um processo que vai demorar mais dois ou três meses. Estamos entrando no período de chuvas torrenciais e esse ano tem o agravamento de que essa chuva pode ter resíduos. Mas já podemos captar a água, tratar e distribuir. Cada afluente traz água limpa e vida para o Rio Doce”.

Sobre o período de férias que se aproxima, o governador afirma que o estado está pronto para receber os turistas e que apenas a região da foz ainda está afetada: “O litoral está lindo, mas a área próxima da foz do Rio Doce está afetada. A Samarco foi notificada no sentido de fazer uma parceria com pescadores e donos de pousada daquela região específica”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.