2019 terá menos emendas de feriado, e impacto para a economia pode ser positivo

  • Por Jovem Pan
  • 17/12/2018 07h02 - Atualizado em 17/12/2018 09h15
Divulgação/USP Imagens Menos emendas significam mais produção industrial e movimentação no mercado

O ano de 2019 terá menos emendas de feriado. Uma má notícia para quem quer folgar, uma boa notícia para o mercado. Serão 11 feriados ocorridos em dias de semana, e desses, apenas 3 prolongados.

Menos emendas significam mais produção industrial e movimentação no mercado. Para a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado, a Fecap, 2019 terá uma perda menor de Produto Interno Bruto do que se teve em 2018. O PIB deste ano deixou de crescer cerca de 1%.

Ainda assim, a economista ressaltou que os feriados e emendas de 2019, que totalizam 14 dias não úteis, podem levar a uma perda de até 0,2% do PIB no próximo ano. Essas datas, no entanto, podem significar uma ganho substancial para o setor de turismo.

Segundo a presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, emendas não causam tanta perda para o setor de serviços, já que o que ocorre é uma troca de local de consumo promovido pelo turismo.

Ela acrescentou ainda que feriados demais levam sim a um prejuízo na produção nacional, mas que feriados de menos são entraves para o setor de serviços. Segunda ela, de 5 a 6 feriados com emendas seria o ideal para a economia do turismo.

*Informações da repórter Victoria Abel

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.