80% dos jovens estão fora do ensino superior, apontam dados do MEC

  • Por Jovem Pan
  • 21/09/2018 07h19
Edilson Rodrigues/Agência SenadoMesmo entre aqueles que entram na faculdade a desistência também é muito grande

Cerca de 80% dos jovens na faixa etária dos 18 aos 24 anos estão fora do ensino superior. O percentual de matrículas nessa faixa etária atinge apenas 3,5% do total de jovens. Nessa faixa etária o índice de conclusão do ensino médio também é pequeno apenas 39% do total de jovens.

Mesmo entre aqueles que entram na faculdade a desistência também é muito grande. O número de matrículas, por exemplo, no ano passado chegou a 8,2 milhões, sendo que apenas 1,2 milhão de alunos efetivamente concluíram os cursos.

É bom lembrar, inclusive que no ano passado houve uma redução no número de matrículas que foi o menor desde 2008.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, admitiu que a desigualdade no país ainda é muito grande sendo que a parcela de menor renda da população é também a que tem o menor número de anos de permanência na escola.

Houve aumento apenas no número de matrículas na chamada educação à distância.

O secretário-executivo do Ministério da Educação, Henrique Sartori, garantiu que os cursos oferecidos hoje no país são de qualidade.

A baixa ocupação das chamadas vagas remanescentes, de alunos que desistem no meio do curso, tem chamado a atenção do Ministério da Educação. 70% dessas vagas acaba não sendo preenchidas, o que segundo o MEC acaba gerando prejuízo de dinheiro público.

Por isso a ideia é ofertar essas vagas por meio do Sisu Transferência, nos mesmos moldes do Sisu tradicional que lista vagas em universidades federais de todo o país.

*Informações da repórter Luciana Verdolin