Em votação apertada, aliada de Merkel é eleita presidente da Comissão Europeia

  • Por Jovem Pan
  • 17/07/2019 08h28 - Atualizado em 17/07/2019 10h13
Jim Mattis/Commons Wikipedia Ursula Von der Leyen A ministra da Defesa da Alemanha, Ursula Von Der Leyen, é conhecida por ser conservadora e aliada de Angela Merkel, que parabenizou a conquista

A alemã Ursula Von Der Leyen foi eleita presidente da Comissão Europeia, passando a ser a primeira mulher a ocupar o cargo. Conservadora e aliada de Angela Merkel, ela é ministra da Defesa da Alemanha.

Em seu discurso, ela enalteceu a importância de trabalhar por uma Europa unida e reconheceu o desafio que tem pela frente.

A votação foi acirrada e a vitória foi construída com 383 votos, apenas nove a mais do que o mínimo necessário. A presidente eleita minimizou a importância do quórum de sua votação, dizendo que “uma maioria é uma maioria.”

Em Berlim, Merkel parabenizou a aliada e afirmou que “ela vai atacar com grande vigor os desafios enfrentados pela União Europeia.”

A francesa Christine Lagarde vai comandar o Banco Central Europeu e o primeiro-ministro belga, Charle Michell, será presidente do Conselho Europeu.

*Com informações do repórter Renan Porto

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.