Americanos vão às urnas nesta terça (06) para definir controle do Congresso

  • Por Jovem Pan
  • 05/11/2018 06h36 - Atualizado em 05/11/2018 08h12
EFE/Michael Reynolds EFE/Michael Reynolds Na prática, a eleição funciona como um termômetro da aprovação de Donald Trump

Os americanos vão às urnas nesta terça-feira (06) para uma disputa que vai definir o controle do Congresso e que, na prática, funciona como um termômetro da aprovação de Donald Trump.

Todos os 435 assentos da Câmara dos Representantes, equivalente à nossa Câmara dos Deputados, estarão em jogo. Além disso, os eleitores dos Estados Unidos vão renovar um terço do Senado e serão realizadas votações para o comando de 36 estados.

O Partido Republicano de Donald Trump comanda as duas casas do parlamento e também é a sigla com o maior número de governadores. O professor visitante da Universidade de Georgetown em Washington, Carlos Gustavo Poggio, disse que o presidente trabalha intensamente para manter o congresso sob controle.

Para o especialista, Trump está fazendo de tudo para tornar a caravana de imigrantes da América Central um ponto fundamental da campanha e levar os eleitores às urnas. Como o voto nos Estados Unidos não é obrigatório, o Partido Democrata, de oposição, também luta para levar eleitores às urnas.

Poggio disse ainda que a sigla faz o possível para motivar jovens, negros e representantes de outras minorias a votar.

Os Democratas precisam conquistar 23 cadeiras a mais do que possuem hoje para obter maioria na Câmara dos Representantes cenário considerado possível por alguns institutos de pesquisa. Por outro lado, é muito improvável que a balança de poder mude no Senado, que deve continuar nas mãos dos Republicanos.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.