Aneel diz que consumidores terão que pagar por déficit do setor elétrico

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2018 06h58 - Atualizado em 05/09/2018 07h24
Reprodução/Flickr Lâmpada ilumina local A Aneel fez o anúncio nesta terça-feira (04) e a cobrança virá na conta de luz

Consumidores de energia elétrica do Brasil podem preparar o bolso para cobrir o déficit do orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético, a CDE, deste ano.

A Aneel fez o anúncio nesta terça-feira (04) e a cobrança virá na conta de luz. O déficit de R$ 1,937 bilhão é maior que o apresentado em audiência pública realizada em agosto. Naquela ocasião, a Aneel havia proposto aumento de R$ 1,446 bilhão na cota paga pelos consumidores de energia.

Essa Conta de Desenvolvimento Energético engloba, entre outras coisas, o pagamento de indenizações a empresas; subsídio à conta de luz de famílias de baixa renda; compra de parte do combustível usado pelas termelétricas que geram energia para a região Norte do país; e o programa Luz Para Todos.

Consumidores de empresas de distribuição que ainda reajustarão suas tarifas este ano, já pagarão a diferença, enquanto as que já passaram por reajuste em 2018, só terão o valor acrescido no ano que vem.

Segundo a Aneel, o atraso da privatização das distribuidoras da Eletrobras também colaborou para o déficit da CDE. Além disso, também houve aumento de gastos com subsídios tarifários e compra de combustível para abastecer térmicas dos sistemas isolados de energia.

*Informações do repórter Fernando Martins

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.