Aos 50 anos do levante de Stonewall, manifestantes se reúnem ao redor do mundo para celebrar o Orgulho LGBT

  • Por Jovem Pan
  • 01/07/2019 06h55 - Atualizado em 01/07/2019 06h59
EFE 50 anos do levante de Stonewall Em Nova York, manifestantes lembraram os 50 anos da revolta de Stonewall; data foi um marco para a comunidade LGBT

O fim de semana foi marcado por passeatas do orgulho LGBT ao redor mundo. Nos Estados Unidos, milhares de pessoas foram às ruas de Nova York em comemoração dos 50 anos da revolta de Stonewall.

A data relembra o levante promovido por donos de um bar gay, o Stonewall Inn, contra o abuso policial. Ainda em Nova York, uma passeata alternativa criticou a comercialização do desfile principal. Eventos semelhantes foram realizados em todo o mundo.

A Macedônia do Norte realizou neste sábado (29) a primeira marcha do Orgulho Gay no país. Em Cingapura, os manifestantes pediram o fim de uma lei que proíbe o sexo entre pessoas do mesmo gênero.

Na França, dezenas de milhares de pessoas participaram da Parada Gay, em Paris, que terminou na Praça da República. O desfile teve como objetivo defender a abertura da reprodução assistida a todas as mulheres, incluindo solteiras e lésbicas.

Na Turquia, a polícia disparou balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio contra pessoas que se reuniram para um desfile da parada LGBT, em Istambul. No país, a Parada Gay é proibida desde 2014.

Neste domingo (30), um acordo foi feito para que organizadores lessem um manifesto e depois dispersassem. No entanto, parte dos manifestantes permaneceram no local após a leitura do manifesto por não concordarem com a proibição.

*Com informações da repórter Larissa Coelho

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.