Apenas 63,5% dos jovens concluíram o ensino médio no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 18/12/2018 07h24
Leonardo Harim/ TV BrasilOs dados são de um estudo do “Todos Pela Educação” lançado nesta terça-feira (18)

No Brasil, adolescentes negros e moradores de áreas rurais se formam menos na escola. Além disso, mais de um milhão de jovens não concluíram o ensino médio no país. Apenas 63,5% dos estudantes conseguiram terminar essa etapa.

Os dados são de um estudo do “Todos Pela Educação” lançado nesta terça-feira (18).

A coordenadora de projetos da organização, Thaiane Pereira, explicou que a evasão escolar tem vários fatores, entre eles a falta de estímulo do aluno.

A defasagem escolar, ou seja, o atraso do aluno em relação a turma, também é um problema. 62% dos jovens que não chegaram ao ensino médio já nem frequentam mais a escola e mais da metade desses parou os estudos ainda no ensino fundamental.

Essa realidade vem desde o ensino básico: as taxas de conclusão do fundamental cresceram muito pouco desde 2012, com estagnação nos últimos anos.

A pesquisa mostra ainda disparidades entre os Estados. Sergipe, por exemplo, tem o menor percentual de conclusão do fundamental: apenas 53,5% conseguem passar para o ensino médio.

A Thaiane Pereira, do Todos Pela Educação, acredita que exemplos positivos isolados, como de Pernambuco e do Ceará, devem ser mantidos e seguidos por todo o Brasil. Ela ainda reforçou que, diante das trocas de mandatos, o ano que vem está propício para mudanças positivas no ensino brasileiro.

*Informações da repórter Marcella Lourenzetto