Após 33 anos do acidente nuclear, Ucrânia inaugura domo gigante para conter radiação de Chernobyl

  • Por Jovem Pan
  • 11/07/2019 09h16
Michael Kötter / Flickr CommonsO acidente de Chernobyl aconteceu em 1986 durante um teste de segurança do reator nuclear e fez com que mais de 2 mil km² fossem abandonados

Em parceria com países europeus, a Ucrânia inaugurou formalmente nesta quarta-feira (10), uma cúpula de metal que envolve o reator da usina nuclear de Chernobyl.

A estrutura servirá para confinar o material radioativo e manter a segurança no local. O processo levou 20 anos para ser concluído e a cúpula será a maior estrutura metálica do mundo, com capacidade para funcionar até cem anos.

O acidente de Chernobyl aconteceu em 1986 durante um teste de segurança do reator nuclear número quatro na usina de Chernobyl.

Estimativas calculam que o acidente atingiu até três quartos da Europa e fez com que mais de 2 mil km² fossem abandonados.

Na cerimônia de inauguração da cúpula, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, afirmou que a instalação foi um “esforço conjunto de dezena de países para proteger todo o planeta e a humanidade da contaminação radioativa.”

*Com informações da repórter Camila Yunes