Após acidente em pouso, aeronave usada para o tráfico de drogas é apreendida em SP; 5 são presos

  • Por Jovem Pan
  • 17/04/2019 06h01 - Atualizado em 17/04/2019 10h22
Divulgação Todos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico

A Polícia prendeu cinco pessoas e apreendeu aviões utilizados no tráfico de drogas em Atibaia, no interior de São Paulo. As prisões e apreensões ocorreram no início da tarde desta terça-feira (16) no condomínio de chácaras Vale Eldorado, localizado na divisa da cidade com o município de Bragança Paulista, onde existe uma pista de pouso e alguns hangares particulares.

O local e as aeronaves já eram investigados havia 15 dias pela equipe da delegacia de Atibaia por movimentações suspeitas, como explicou o delegado Elton Costa: “tínhamos placas de carros, nomes de pessoas, prefixos de aeronaves, mas não tínhamos dados do dia que o avião viria ou traria alguma carga”.

O elemento que faltava foi completado nesta terça com uma denúncia de que um avião havia acabado de sofrer um acidente ao pousar na pista, como contou o delegado: “na manhã de hoje, nós recebemos uma informação de que um avião que tínhamos como suspeito havia pousado nessa pista, mas ele foi além da pista por causa de uma derrapagem”.

Segundo o denunciante, algumas pessoas que saíram de um hangar construído em uma das chácaras rapidamente retiraram a carga do avião e transferiram para uma caminhonete. Os policiais foram para o local, mas, quando eles chegaram, o veículo com a carga já havia partido.

O piloto e o co-piloto do aparelho, no entanto, foram encontrados ali e acabaram detidos. Interrogados, eles forneceram o endereço de outra chácara, na zona rural do município, onde mais três pessoas foram presas.

O material retirado do aparelho não foi encontrado, mas, com a ajuda de um cão farejador, os policiais encontraram, em um tonel, um tijolo de maconha e R$ 43 mil. Também foram apreendidas uma caminhonete e dois caminhões de pequeno porte, com compartimentos secretos para o transporte de cargas ocultas.

Dois dos detidos informaram ser pedreiros, contratados em Ponta Porã, no Mato Grosso, divisa com o Paraguai, para efetuar trabalhos na chácara, mas o delegado Elton Costa afastou essa hipótese.

Foram presos Arie Soloaga Cruz, de 37 anos, piloto da aeronave; Edvaldo de Moraes Alves, de 34 anos; José Soares Machado, de 21; Edson Vagner Palombo, de 42, e Vagner Francisco dos Santos, de 40 anos.

Todos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. As duas aeronaves encontradas no hangar foram apreendidas.

*Informações do repórter Paulo Édson Fiore

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.