Boletos vencidos de todos os tipos e valores podem ser pagos em qualquer banco a partir de sábado (10)

  • Por Jovem Pan
  • 09/11/2018 08h16
Arquivo/Agência BrasilOs boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não só pela instituição em que foram emitidos

Começa a vigorar neste sábado (10) a última etapa de implantação da Nova Plataforma de Cobrança, tornando mais facilitado o pagamento de contas atrasadas. Isso porque, os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não só pela instituição em que foram emitidos.

A facilidade torna-se possível dentro dos 4 bilhões de boletos processados anualmente em todo o País, com a implantação de novo sistema desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, em parceria com os bancos, para modernizar o sistema de cobrança que existe há mais de 20 anos por aqui.

O projeto começou há quatro anos e desde 2016 vem incorporando em sua base de dados os boletos de pagamentos já dentro das normas exigidas pelo Banco Central, ou seja, com informações do CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

As informações são importantes para checar a veracidade dos documentos na hora de se fazer o pagamento. Caso os dados do boleto não coincidam com aqueles registrados na base da Nova Plataforma, ele é recusado, pois a cobrança pode ser falsa.

Nesta última fase estão os boletos mais comuns: de cartões de crédito e doações. No entanto, eles têm uma característica: o valor a ser pago pelo consumidor pode não ser exatamente o que consta no boleto.

No caso dos cartões, porque há opções de pagamento, como valor mínimo, duas ou três parcelas. No caso das doações, ele também pode escolher um valor diferente do que está impresso no boleto. Por isso a maior dificuldade em adaptá-los ao sistema.

*Informações do repórter Fernando Martins