Bolsonaro sobre extinção de vagas em conselho: ‘Meu governo é contra a descriminalização das drogas’

  • Por Jovem Pan
  • 23/07/2019 07h35 - Atualizado em 23/07/2019 10h48
Alan Santos/PR Presidente disse que quer acabar com "viés ideológico" nas discussões

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que pretende extinguir a grande maioria dos conselhos, que são formados por representantes do governo e da sociedade.  Nesta segunda-feira (22), ele assinou um decreto que excluiu vagas destinadas a especialistas e integrantes da sociedade civil, como médicos, psicólogos e juristas do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad).

O decreto também proíbe que as discussões se tornem públicas sem autorização prévia. Segundo o presidente, o objetivo nesse momento é alinhar o pensamento da sua gestão. “Não podemos ficar refém de conselhos, muitos deles são de pessoas indicadas por outros governos. Vamos respeitar o prazo, tudo bem, mas eles tinham uma mentalidade diferente do meu governo. O meu governo é contra a descriminalização das drogas, é diferente a nossa proposta da dos governos anteriores, que eram favoráveis ou em cima do mundo”, declarou.

Bolsonaro ressaltou que o sua gestão é contra a liberação das drogas e afirmou que, há décadas, a esquerda se infiltrou nas instituições e passou a promover sua ideologia travestida de posicionamentos técnicos.  Ele disse que alterou as regras do Conad para acabar com o “viés ideológico” nas discussões.

O presidente afirmou, ainda, que com tanta gente envolvida nos conselhos atualmente, é praticamente impossível tirar uma decisão de consenso. Por isso, ele defende a necessidade de se repensar a estrutura hoje existente.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.