Brasileiro ganha ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

  • Por Jovem Pan
  • 16/07/2018 06h14
DivulgaçãoDa esquerda para a direita, Lucas Harada, que ganhou menção honrosa; os medalhistas de bronze Pedro Cabral, Bruno Meinhart, Bernardo Trevisan e André Yuji Hisatsuga; e Pedro Lanaro Sponchiado, ouro na competição

Brasileiro de 17 anos é medalhista de ouro na edição 2018 da Olimpíada Internacional de Matemática. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (13), na Romênia, país que sediou o evento.

O estudante do 3º ano do ensino médio, Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de São Paulo, acertou 35 dos 42 pontos possíveis. Neste ano, outros cinco brasileiros também foram premiados. Quatro com medalhas de bronze e um com menção honrosa.

A seleção dos seis representantes brasileiros foi feita por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática. Desde 2012, o Brasil não conquista uma medalha de ouro na competição, que é a mais antiga e prestigiada olimpíada científica para estudantes do ensino médio.

O Brasil já recebeu 130 medalhas, sendo dez de ouro, desde que começou a participar da Olimpíada Internacional de Matemática, em 1979.

Nesta edição, os Estados Unidos terminaram em primeiro lugar no ranking geral, a Rússia, ficou em segundo, e a China, em terceiro. No ano passado, a Olimpíada foi disputada no Rio de Janeiro, neste ano foi na Romênia e em 2019, será na Inglaterra.

*Informações do repórter Afonso Marangoni