Câmara define gabinetes de deputados eleitos

  • Por Jovem Pan
  • 22/12/2018 10h12
Luis Macedo/Câmara dos Deputados O regimento define que algumas categorias tenham preferência para escolher como maiores de 60 anos, mulheres e portadores de necessidades especiais

A Câmara definiu o gabinete de cada um dos 513 deputados eleitos para a próxima legislatura. O regimento define que algumas categorias tenham preferência para escolher como maiores de 60 anos, mulheres e portadores de necessidades especiais. Os demais participam de sorteio.

O gabinete ocupado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, no anexo 3 da Casa, ficará com uma colega de partido, a deputada eleita Carla Zambelli (PSL). Ela explicou o motivo: “escolhi primeiro por conta do simbologismo, não gostaria de ver um gabinete dele na mão de uma pessoa que não fosse honesta. E também para manter um legado. Foi o gabinete mais visitado da história da Câmara”.

Alexandre Frota, também do PSL, ficará em um dos melhores gabinetes da Câmara. Ele teve direito à escolha por se declarar portador de necessidades especiais e justificou apontando dificuldades no joelho.

O gabinete tido como o melhor da Casa ficará com Dra. Wanda (SD). O deputado Marcelo Calero (PPS) tentou anular as escolhas no STF. Ele alegou que o processo vai contra as normas republicanas oficializando oligarquia política. O ministro Dias Toffoli negou a liminar afirmando que não cabe ao Judiciário controlar atos internos de outros poderes.

*Informações do repórter Levy Guimarães

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.