Campanha de vacinação contra febre amarela em SP termina no sábado pós-Carnaval

  • Por Jovem Pan
  • 10/02/2018 10h29
EFE/Fernando Bizerra Jr.Criança toma vacina contra a febre amarela em ambulatório de São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai encerrar a campanha de vacinação da febre amarela no próximo sábado (17).

Diversos postos da capital estão de plantão durante o feriado de Carnaval e para saber o mais próximo acesse a página da secretaria no site da prefeitura.

Veja AQUI as Unidades Básicas de Saúde da capital paulista que funcionarão durante o Carnaval e seu horário de funcionamento.

Desde o início da campanha, em 25 de janeiro, até o momento, quase 2,7 milhões de paulistas foram imunizados. 96% desse total recebeu a dose fracionada, deixando uma minoria com a dose padrão.

Os 53 municípios e distritos da cidade onde a vacinação acontece foram definidos por critérios epidemiológicos após análises técnicas e de campo em locais de mata fechada.

E os responsáveis por esta observação são o Centro de Vigilância Epidemiológica e a Superintendência de Controle de Endemias que atuam constantemente avaliando qualquer propagação.

A meta é vacinar 9,2 milhões de paulistas. Milhares de doses da vacina fracionada serão disponibilizadas até o dia 17, mas a secretaria admite a oferta de mais de 2 milhões de doses padrão, que serão disponibilizadas para crianças com idade entre nove meses e dois anos incompletos, pessoas que viajarão para países com exigência da vacina e grávidas residentes em áreas de risco.

De 2017 até o momento houve 186 casos autóctones de febre amarela silvestre confirmados no Estado. 65 deles evoluíram para óbitos dentre os quais estão um morador de Minas Gerais e outro de Santa Catarina, ambos infectados em Mairiporã, e um morador do Rio de Janeiro que foi infectado em Atibaia. Desde 1942 nãos se observava casos de febre amarela urbana no Brasil.

Com informações da repórter Jovem Pan Neila Carvalho para o Jornal da Manhã