Campanha nacional de vacinação contra a gripe termina nesta sexta (22)

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2018 06h23
Elza Fiúza/Agência BrasilEm todo o País, cerca 9 de milhões de pessoas do público-alvo não procuraram os posto de saúde até esta quinta-feira

A Campanha Nacional de vacinação contra a gripe se encerra nesta sexta-feira (22). Em todo o País, cerca 9 de milhões de pessoas do público-alvo não procuraram os posto de saúde até esta quinta-feira.

No Estado de São Paulo, mais de 25% da população prioritária ainda não foi protegida contra o vírus da gripe.

De acordo com o Ministério da Saúde, a baixa imunização de crianças menores de cinco anos é a mais preocupante. Para o infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas, a vacina é extremamente segura. “Sem dúvida é vacina segura, que por se tratar de fragmentos de vírus, ela pode ser administrada em pessoas que fazem quimioterapia, com Aids, pacientes com diabetes”, disse.

Jean Gorinchteyn também afirmou que quem tomou a vacina no ano anterior precisa voltar aos postos este ano.

O público-alvo é composto por idosos; crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; mulheres pós-parto até 45 dias. Além de professores da rede pública e privada; profissionais da saúde; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Os municípios que ainda tiverem estoques da vacina na próxima segunda-feira podem começar a imunizar crianças de 5 a 9 anos e adultos a partir dos 50.

*Informações do repórter Afonso Marangoni