China e EUA entram em trégua na guerra comercial

  • Por Jovem Pan
  • 03/12/2018 07h47 - Atualizado em 03/12/2018 08h24
EFE/Peter Foley EFE/Peter Foley A Casa Branca fez o anúncio em comunicado depois do jantar do líder norte-americano com o presidente do país asiático Xi Jinping em Buenos Aires

A reunião do G20 terminou com um acordo importante para o cenário mundial. Estados Unidos e China assinaram um compromisso.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump aceitou suspender durante 90 dias o seu plano de subir de 10% para 25% as tarifas americanas a produtos chineses no valor de US$ 200 bilhões, enquanto negocia com Pequim mudanças estruturais na sua política econômica.

A Casa Branca fez o anúncio em comunicado depois do jantar do líder norte-americano com o presidente do país asiático Xi Jinping em Buenos Aires.

O professor visitante da Universidade de Relações Exteriores da China, Marcus Vinícius De Freitas, explicou que o pacto da não tarifação a partir de 1º de janeiro de 2019 é saudável, melhora as relações sino-americanas para o futuro e dá uma trégua na guerra comercial entre ambos.

Para que o tratado fosse firmado, Xi Jinping se comprometeu a aumentar substancialmente as compras especialmente de produtos agrícolas, energéticos e industriais.

Neste período de 90 dias as duas potências tentarão completar as negociações no âmbito comercial. Caso não se concretize um acordo, as tarifas sofrerão o aumento. A torcida dos mercados em todo mundo é para que os gigantes vivam em harmonia.

*Informações do repórter Daniel Lian

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.