DF, SP e SC tiveram melhor desempenho de gestão pública nos últimos dez anos, aponta estudo

  • Por Jovem Pan
  • 06/12/2018 07h19
Marcello Casal Jr/Agência BrasilO Índice de Desafios da Gestão Estadual abrange um conjunto de 32 indicadores e análise de 10 áreas de resultado, entre elas educação, saúde, segurança e desenvolvimento econômico

Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina foram os Estados que tiveram melhor desempenho de gestão pública nos últimos dez anos. É o que aponta novo estudo desenvolvido pela consultoria Macroplan que avalia a performance dos estados na última década e traz projeções para 2022.

O Índice de Desafios da Gestão Estadual abrange um conjunto de 32 indicadores e análise de 10 áreas de resultado, entre elas educação, saúde, segurança e desenvolvimento econômico.

O estudo foi lançado no evento “Governos Inteligentes para o Futuro”, realizado pelo Movimento Brasil Competitivo, em São Paulo, e contou com a presença dos governadores eleitos dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Amazonas.

Segundo o levantamento, a área de segurança foi a que mais piorou nos últimos dez anos. Dezessete Estados andaram para trás. Rondônia, Pernambuco e Alagoas, no entanto, foram os estados que mais evoluíram no setor.

Outra área com baixo desempenho em todos os Estados é a saúde, onde os índices mais altos estão em torno de 0,5 ponto. O índice varia de 0 a 1.

O estudo também aponta que despesas com pessoal cresceram 31% nos últimos sete anos.

Estados do Norte e Nordeste são os que ocupam as piores posições no ranking. A exceção é o estado do Ceará que ganha destaque na área de educação e o Amazonas que avança na área de segurança pública.

*Informações da repórter Victoria Abel