Dia da Internet Segura: você é a mesma pessoa em casa e na web?

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2017 10h31
Hacker

Pense e responda: você é na internet a mesma pessoa que você é no dia a dia quando não está conectado? Talvez para você essa pergunta não faça muito sentido, mas para muitos ela faz. Há pessoas que se comportam no mundo digital de uma maneira que não se comportariam se olhassem nos olhos do interlocutor.

Um exemplo simples: as pessoas que travam comentários em publicações na internet. É para esse tipo comum de internauta que existe o Dia da Internet Segura, uma iniciativa anual.

Para o especialista em direito digital, Fabricio da Mota Alves, a comunicação mais fria sem o olho no olho cria o perfil de usuário: “uma internet com você se comunicando à distância, a gente não enxerga o interlocutor. Fica fácil você fala r e escrever o que quer, sem nenhum tipo de amarra moral ou social”.

Claro que tal argumento não dá o direito de agredir o outro, especialmente porque o avatar o nomes de usuários não podem servir como blindagem para criminosos que promovem crimes por meio das redes.

O advogado Caio Lima disse que a lei se aplica ao que acontece na web: “se você pegar o Código Penal de 1940, ainda assim todos os crimes lá dispostos se aplicam ao que se passa na internet”.

Nesta terça-feira (07), a SaferNet realiza palestra para promover o Dia da Internet Segura. Confira as informações do repórter Tiago Muniz: