EUA anunciam envio de 1.000 soldados adicionais ao Oriente Médio

  • Por Jovem Pan
  • 18/06/2019 07h33 - Atualizado em 18/06/2019 09h59
EFE

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (17) que mandarão 1000 militares ao Irã. O anúncio aconteceu após o Pentágono divulgar imagens que provariam a participação iraniana no incidente do Golfo de Omã.

Segundo o governo americano, as imagens foram feitas a partir de um helicóptero militar e comprovam que o Irã atacou embarcações petrolíferas na última quinta-feira (13).

O secretário interino de Defesa dos Estados Unidos, Patrick Shanahan, afirmou por meio de um comunicado que as tropas vão ao local por ‘motivos defensivos’.

Ele ainda reiterou que “os Estados Unidos não buscam conflito com o Irã” e o envio das torpas visa assegurar o bem estar dos militares americanos que trabalham na região.

Em maio de 2019, as forças dos Estados Unidos já haviam enviado mais de 1500 soldados, após um primeiro ataque contra navios petroleiros.

Ainda na manhã da segunda-feira (17), o Irã anunciou o aumento do estoque de urânio enriquecido, violando o acordo firmado em 2015 com outras nações ocidentais. Não havendo, portanto, um limite de volume do material produzido pelo país.

A crise entre Estados Unidos e Irã se intensificou quando o governo iraniano anunciou a retomada de parte das atividades nucleares.

Em 2018, o presidente Donald Trump tirou os Estados Unidos do acordo nuclear e passou a impor sanções econômicas ao Irã desde então.

*Com informações da repórter Camila Yunes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.