Governo da Venezuela promete transparência após oposição pedir auditoria de eleição

  • Por Jovem Pan
  • 18/10/2017 07h30 - Atualizado em 18/10/2017 11h24
EFE O partido de Maduro venceu as eleições em 17 estados, já a coalizão opositora elegeu 5 governadores

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que o Partido Socialista Unido do país vai publicar as atas eleitorais da eleição regional realizada no último domingo. O partido de Maduro venceu as eleições em 17 estados, já a coalizão opositora elegeu 5 governadores.

No entanto, a oposição não reconheceu o resultado e pediu uma auditoria de todo o processo eleitoral.

Além da pressão interna, outros países da comunidade internacional também não reconheceram a eleição do último domingo na Venezuela.

O chamado grupo de Lima, formado por 12 países do continente americano pedem uma auditoria urgente acompanhada por observadores internacionais.

Nesta terça-feira, o presidente Nicolás Maduro rebateu as acusações, prometeu transparência no processo e ainda provocou o líder da oposição da Venezuela, Júlio Borges.

“O partido Socialista Unido da Venezuela vai publicar na sua página da Web, a partir desta tarde, todas as atas eleitorais de todos os centros eleitorais do país. Vamos publicar e vocês mesmos, jornalistas, durante a noite e madrugada poderão revisar ata por ata, estado por estado. O que vai dizer Júlio Borges? Eu vou publicar as atas Julio Borges, todas”, disse.

O presidente Nicolás Maduro, afirmou também que os venezuelanos deram uma mensagem brutal ao governo americano de Donald Trump e aliados nas eleições regionais, vencidas pela situação no domingo.

*Informações do repórter Bruno Escudero

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.