Indicador de congestionamento na Grande São Paulo cai de 2016 para 2018

Em média, as pessoas passam 23 minutos do seu tempo paradas nos congestionamentos

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2019 06h53 - Atualizado em 25/04/2019 10h33
Marcelo Camargo/Agência Brasil a É o que mostra um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas junto com a Uber

Se alguém te dissesse que os motoristas da região metropolitana de São Paulo passam menos tempo no trânsito, você acreditaria? Pois é o que mostra um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas junto com a Uber.

Para Valdemar, motorista do aplicativo, isso está longe de acontecer. Em média, as pessoas passam 23 minutos do seu tempo paradas nos congestionamentos, de acordo com o levantamento do aplicativo Movement da Uber.

O motorista de ônibus Vitor Piu passa muito mais tempo que isso e também acha que o trânsito piorou.

Acostumado a ser beneficiado por dirigir uma ambulância, Marcelo Gonçalves sofre mesmo assim ao ir e voltar de Guaratinguetá todos os dias.

O índice de congestionamento caiu de 40% em 2016 para 31% em 2018, de acordo com o pesquisador da FIPE, Renato Vieira. Ele disse que o objetivo do levantamento é contribuir com o trabalho de gestores públicos, planejadores urbanos, e interessados em mobilidade.

No aplicativo Uber Movement, qualquer um pode realizar consultas e visualizar os dados que mais interessar, com filtros que permitem comparar períodos do dia, da semana ou datas específicas. São mais de 260 mil combinações possíveis de viagens entre 500 áreas nos 39 municípios da região metropolitana.

*Informações do repórter Victor Moraes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.