INSS convoca segurados para reavaliação de auxílio-doença; mais de 20 mil foram cancelados

  • Por Jovem Pan
  • 02/08/2017 07h14 - Atualizado em 02/08/2017 11h52
Agência Brasil/Arquivo 530 mil recebem o auxílio-doença e mais de um milhão são aposentados por invalidez com idade inferior a 60 anos

INSS convoca segurados que não foram encontrados para reavaliação de benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Ao todo, já foram encaminhadas 435 mil cartas até agora e pouco mais de 20 mil benefícios já foram cancelados devido ao não comparecimento.

Nesta terça-feira (01), a lista com todos os convocados pela Previdência Social foi publicada no Diário Oficial da União.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, serão chamados mais de um milhão e meio de pessoas que estão há mais de dois anos sem perícia.

Deste total, 530 mil recebem o auxílio-doença e mais de um milhão são aposentados por invalidez com idade inferior a 60 anos.

Até agora, cerca de 200 mil benefícios foram revisados pelo INSS e 160 mil auxílios-doença foram cancelados.

A presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Jane Berwanger, disse que este excesso de cancelamentos pode gerar uma enxurrada de recursos judiciais: “com isso realmente soa um pouco além da probabilidade, é muito provável que muitos destes casos retornem ao Judiciário para que ele reanalise”.

Quem estiver na lista divulgada tem até cinco dias para entrar em contato com a Previdência no telefone 135 para agendar o procedimento.

Para consultar o Diário Oficial da União, basta acessar o site da Imprensa Nacional no endereço portal.imprensanacional.gov.br

*Informações do repórter Anderson Costa

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.