Julgamento de Cristina Kirchner começa nesta terça (21)

A ex-presidente da Argentina é alvo de outros 11 processos na Justiça

  • Por Jovem Pan
  • 21/05/2019 07h13
EFEEla é acusada de liderar um esquema de desvio de dinheiro ao direcionar contratos de obras públicas ao Grupo Austral

Começa nesta terça-feira (21) o julgamento da ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Ela é acusada de liderar um esquema de desvio de dinheiro ao direcionar contratos de obras públicas ao Grupo Austral, propriedade de Lázaro Báez, próximo da família Kirchner.

Durante os governos de Cristina e Néstor Kirchner, entre 2004 e 2015, a empresa recebeu a concessão de 52 obras públicas, totalizando um valor de mais de 1 bilhão de dólares.

Segundo a acusação, as obras foram superfaturadas, gerando lucro aos empresários e políticos envolvidos, incluindo Cristina. O empresário Lázaro Báez e o o ex-ministro do Planejamento Julio de Vido também são réus no processo.

Além do processo que leva Cristina Kirchner a julgamento hoje, a ex-presidente é alvo de outros 11 processos na Justiça argentina. Ela é senadora, e tem foro privilegiado.

Após a expectativa de se lançar candidata a presidência, Kirchner confirmou seu nome como vice na chapa de Alberto Fernández. Ele foi chefe de gabinete dos governos de Néstor e Cristina Kirchner, entre 2003 e 2008. Na opinião de Fernández, é “essencial” ter a ex-presidente na chapa.

*Informações da repórter Victoria Abel