Mais de 100 médicos participarão em SP de evento pioneiro para discutir estratégias no tratamento do câncer

  • Por Jovem Pan
  • 22/11/2018 09h19
Marcos Santos - USP ImagensFernando Maluf destacou que a intenção é ajudar médicos de todo o mundo de como devem seguir para as melhores formas de tratamento do paciente

O Estado de São Paulo reúne nesta sexta-feira (23) e sábado (24) um evento que reunirá médicos especialistas no tratamento do câncer de várias partes do mundo para discutir estratégias para os tratamentos da doença de acordo com cada país.

A ideia, segundo o oncologista Fernando Maluf, surgiu a partir do consenso de especialistas de St. Gallen, na Suíça. Lá, cerca de 60 especialistas ajudaram a saber quais os melhores tratamentos para o câncer de próstata, entretanto, tal consenso era bom apenas a um quarto dos pacientes e os outros estariam descobertos.

“Vamos propor, com mais de 140 especialistas do mundo, as melhores formas de rastreamento, diagnóstico e tratamento de câncer de próstata. Vamos decidir qual a melhor estratégia de acordo com as limitações de cada país. Se em a cidade da África, por exemplo, você não tem uma droga para o tratamento, qual seria a melhor segunda ou ainda terceira opção?”, explicou o oncologista.

Fernando Maluf destacou ainda que a intenção é ajudar médicos de todo o mundo de como devem seguir para as melhores formas de tratamento do paciente “dentro da realidade que aquele colega vive”.

O evento pioneiro no mundo acontece nesta sexta e sábado, no hotel InterContinental, na capital paulista.