Mais Médicos: 82% das vagas são preenchidas por profissionais com registro no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 16/01/2019 06h35
Divulgação/Portal BrasilAs inscrições para o atual edital do Mais Médicos levaram em conta os profissionais com registro no Brasil que tiveram prioridade na escolha das localidades disponíveis

Um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que 82% das vagas do Programa Mais Médicos foram preenchidas. Com a publicação do resultado dos selecionados na segunda chamada, mais de 7 mil médicos com registro no Brasil se apresentaram aos municípios.

Ao todo, 8.517 oportunidades foram disponibilizadas após o encerramento da cooperação com Organização Pan-Americana.

Dos 1.707 profissionais que se inscreveram na última chamada, 1.089 compareceram aos locais escolhidos e tiveram a participação validada pelos gestores municipais até o dia 14 de janeiro.

O resultado dos aprovados está disponível no site do Programa Mais Médicos. Os profissionais ocuparam as vagas de mais da metade das cidades com oportunidades abertas.

Ao todo, a etapa contou com 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 distritos indígenas. Os postos que estiverem em aberto serão disponibilizados na próxima etapa, entre os dias 23 e 24 de janeiro, para os brasileiros formados no exterior.

Se não forem preenchidas, as posições serão reabertas, nos dias 30 e 31 de janeiro, para os médicos estrangeiros participarem do programa.

As inscrições para o atual edital do Mais Médicos levaram em conta os profissionais com registro no Brasil que tiveram prioridade na escolha das localidades disponíveis. Em seguida, o Ministério da Saúde abriu prazo para que os brasileiros formados no exterior e estrangeiros, também, participassem da iniciativa.

Ao todo, 10.205 profissionais completaram a inscrição. O período para o envio da documentação se encerrou em dezembro de 2018 e está em análise pela pasta.

*Informações do repórter Daniel Lian