Marcos Pontes assume Ministério e anuncia secretaria para incentivar pesquisas entre estudantes

  • Por Jovem Pan
  • 03/01/2019 07h18 - Atualizado em 03/01/2019 09h32
Fátima Meira/Estadão Conteúdo Para o novo ministro, é necessário amplo trabalho em conjunto

O astronauta Marcos Pontes assumiu o cargo de ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, nesta quarta-feira (02), em Brasília, e deixou claro que há necessidade em estreitar laços entre seu ministério e o da Educação. Para isso, pretende estimular a pesquisa científica desde os estudantes do ensino médio.

A ajuda para estimular pesquisa e desenvolvimento no Brasil, áreas que sempre foram muito pouco incentivadas, segundo muitos cientistas do País, deverá vir da iniciativa privada. Para o novo ministro, é necessário amplo trabalho em conjunto.

Marcos Pontes também reconheceu que houve redução no investimento do governo em pesquisa, mas disse que o sistema permanecerá igual e haverá complemento ao orçamento com outras possibilidades.

O ministro também relembrou sua trajetória como astronauta. Ele foi integrante da missão espacial Centenário, a bordo da nave russa Soyuz-TMA 8.

Com isso, o Marcos Pontes lembrou que a tecnologia está em todos os setores, desde as coisas mais simples do cotidiano.

Marcos Pontes ficou conhecido como o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço em março de 2006.

Em 40 anos de carreira, foi aviador, piloto de caça e seguiu carreira militar, chegando ao posto de tenente-coronel.Marcos Pontes é engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Engenharia de Sistemas nos Estados Unidos.

*Informações do repórter Fernando Martins

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.