Merkel afirma que Grécia entrará em nova era com a continuidade das reformas

  • Por Jovem Pan
  • 11/01/2019 07h19
EFEA chanceler da Alemanha espera a retomada da Grécia aos mercados financeiros após sair de um programa de resgate multibilionário no ano passado

A chanceler alemã Angela Merkel, ao lado do primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, em Atenas, avaliou que o país fortemente atingido pela crise econômica terá um novo momento, mas que as reformas precisam continuar.

“Estou feliz em ver que a situação mudou tanto, o desemprego caiu, a Grécia foi capaz de completar o período de programas de resgate. Claro que não é o fim, se você quiser, de um período de reformas, mas o começo de uma nova situação”, disse a chanceler.

Merkel também elogiou a iniciativa da negociação com a vizinha Macedônia, uma disputa de décadas que bloqueou a entrada do país na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a aliança militar de defesa, e a esperança de ingressar à União Europeia.

A chanceler da Alemanha espera a retomada da Grécia aos mercados financeiros após sair de um programa de resgate multibilionário no ano passado.

A Grécia espera levantar de 5 a 7 bilhões de euros dos mercados, retornando como um tomador de empréstimo regular depois que uma crise financeira praticamente paralisou o país desde 2010.

*Informações do repórter Marcelo Mattos