Metrô de SP deve instalar portas de segurança em estações para evitar acidentes

  • Por Jovem Pan
  • 07/06/2018 06h36 - Atualizado em 07/06/2018 08h58
Fotos Públicas Nesta quarta-feira (06), foi realizada uma audiência pública para discutir a aquisição e instalação dos equipamentos

O Metrô de São Paulo deve começar no ano que vem a instalação de portas de segurança em 37 das 64 estações existentes, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e ampliar a qualidade do serviço.

Nesta quarta-feira (06), foi realizada uma audiência pública para discutir a aquisição e instalação dos equipamentos.

De acordo com o edital, 20 estações da linha 1-Azul, duas da linha 2-Verde e 15 da linha 3-vermelha passarão por obras durante a madrugada para a instalação das portas de segurança. O diretor de operações do Metrô, Milton Gioia, explicou as demandas das estações: “as estações são seguras, mas a porta de plataforma dá mais segurança ao nosso usuário. E o número de invasão a via cresceu muito nos últimos anos, o que acaba comprometendo a segurança dos usuários e circulação dos trens”.

Gioia destacou que a queda de celulares na via e tentativas de suicídio são algumas das ocorrências que serão evitadas com a implantação das portas.

A técnica de enfermagem Eliete Melo disse que tem medo de trafegar nos horários de pico por estações sem as portas de segurança: “corre muito risco da gente ser empurrada”.

Já o editor de vídeo Pedro Natuba apontou que as estações são seguras, mas destacou a importância das portas de proteção: “eu acho que poderia ter algum tipo de proteção a mais, porque a barreira tátil no chão não impede as pessoas de caírem dentro do trilho”.

O edital deve ficar pronto em um mês, com a licitação sendo assinada até o fim do ano. A expectativa é que as obras comecem já no início de 2019.

*Informações do repórter Matheus Meirelles

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.