Ministério da Saúde quer estender horários de atendimento em postos de saúde no País

  • Por Jovem Pan
  • 01/04/2019 07h13 - Atualizado em 01/04/2019 07h22
Paulo Pinto/FotosPublicas Fila para tomar a vacina contra a Febre Amarela no Posto de Saúde de Santa Cecília O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, quer criar um “terceiro turno” de atendimento nos postos, que funcionariam, então, até as 22h

Hoje em dia, a maioria dos postos de saúde no Brasil fica aberta só até as 17h, mas isso pode mudar. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, quer criar um “terceiro turno” de atendimento nos postos, que funcionariam, então, até as 22h.

A princípio, nem todos os postos de saúde ampliariam os horários de atendimento. A mudança seria nas unidades que já atendem a um número maior de pessoas.

O Ministério da Saúde afirmou que a ideia é dar condições para que os municípios possam reorganizar as equipes de funcionários, e colocar profissionais para trabalhar no turno noturno.

A professora do departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Marta Campagnoni, acredita que a medida deve ser positiva.

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse que já conversou com o ministro da Saúde, e que quer estender o horário de atendimento dos postos na capital paulista.

Mas ainda não existe previsão pra que isso aconteça, já que o programa precisa ser lançado oficialmente pelo Ministério da Saúde.

Serão os municípios que deverão decidir se devem ou não adotar a mudança. A União deve fazer repasses para ajudar os municípios a implementar o terceiro turno de atendimento, mas ainda não se sabe ao certo quais serão os valores destes repasses.

*Informações da repórter Mariana Janjácomo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.