Ministro do Trabalho admite que cenário externo deve afetar geração de vagas

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2018 10h18
José Cruz/Agência Brasil Ministro do Trabalho e Emprego, Helton Yomura, acredita que as exportações devem minimizar o impacto na geração de empregos

Apesar da economia brasileira estar mais devagar neste começo de 2018 e da pressão que vem do dólar, que, nesta quarta-feira (9), bateu R$ 3,60, o mercado de trabalho ainda vai gerar postos e o saldo de 2018 vai ser positivo.

A avaliação foi feita pelo ministro do Trabalho e Emprego, Helton Yomura. “Esperamos que esse movimento seja debelado com as exportações e atividades naquilo que o Brasil é forte, como o agronegócio. E que esse cenário internacional não impacte na economia e geração de empregos”, declarou Yomura.

Algumas previsões de mercado já começaram a diminuir na virada de 2017 para 2018 depois de a atividade econômica dar uma aquecida no fim do ano passado, tinha gente apostando num PIB perto de 3%, mas as projeções com a alta do dólar e instabilidade política, estão agora mais perto de 2 do que de 2,5% por cento.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram gerados quase 200 mil postos de trabalho no primeiro trimestre de 2018. Somente no mês de março foram abertas 56.151 vagas formais, o melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.