Com missão Artemis, Nasa se prepara para voltar à Lua em 2024

  • Por Jovem Pan
  • 19/07/2019 09h37 - Atualizado em 19/07/2019 10h54
EFE Após 50 anos da ida do homem à Lua, traje de Neil Armstrong é exposto nos EUA Na missão de 2024 a Nasa pretende levar a primeira mulher para pisar no satélite

Em 1969 a missão Apollo 11 levou três astronautas dos Estados Unidos à Lua, mas só dois deles pisaram nela. Enquanto Neil Armstrong e Buzz Aldrin exploravam a superfície do satélite, Michael Collins ficou em órbita no módulo de comando da Apollo 11.

Cinquenta anos depois, Collins, agora com 88 anos de idade, falou sobre a experiência de ter ficado completamente sozinho no espaço.

“Sempre me perguntavam se eu fui a pessoa mais solitária, de toda a história dos solitários, de todo o sistema solar solitário, enquanto eu estive sozinho naquela órbita solitária. Mas a resposta é não. Eu me senti bem. Eu já pilotava aviões sozinho, então não foi novidade, eu estava muito feliz de estar onde eu estava e poder ver essa missão tão complicada se desenvolver.”

Aos 89 anos, Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na superfície da Lua, também participou de um evento em comemoração aos 50 anos da histórica missão Apollo 11.

Ele defendeu uma aliança entre os Estados Unidos e outras nações para mandar o homem de volta à Lua. Assim, o governo norte-americano não pagaria por todo o custo sozinho.

Próxima ida à Lua

A Nasa já tem planos para o futuro. Em março deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que a próxima ida à Lua deve acontecer em 2024 e desta vez, a ideia é levar a primeira mulher a pisar no satélite.

Não por acaso, a futura missão já tem nome: Ártemis, em homenagem à irmã gêmea do deus Apollo, de acordo com a mitologia grega.

Pablo de Léon, o diretor do laboratório de voos tripulados ao espaço da universidade da dakota do norte, é o designer responsável por criar para a Nasa uniformes que possam ser usados na Lua e em Marte./

Os trajes têm que ser, ao mesmo tempo, resistentes aos longos períodos no espaço, e flexíveis para permitir que os astronautas se mexam como se estivessem na terra./

“Um uniforme espacial, hoje, para ir para a Lua ou para Marte, será muito diferente daqueles que foram usados na missão Apollo. Naquela época, os trajes foram feitos para durar apenas algumas horas na superfície da Lua, enquanto os de hoje estão sendo pensados para durar muito mais tempo.”

A missão Apollo 11 decolou em 16 de julho de 1969 e pousou na Lua em 20 de julho.

*Com informações da repórter Mariana Janjácomo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.