Obras da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, começam nos próximos dias

A construção deve ficar pronta em novembro de 2021

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2019 07h04
Edson Lopes Jr/A2 FOTOGRAFIAAtualmente, a linha 9-Esmeralda liga Osasco ao bairro do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo

Começam nos próximos dias as obras da futura estação Varginha, da linha 9-Esmeralda da CPTM, na Zona Sul de São Paulo. A construção deve ficar pronta em novembro de 2021 e encerra a expansão do ramal, sete anos depois do inicialmente previsto.

Antes disso, em novembro do ano que vem, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos espera entregar a parada Mendes-Vila Natal.

Atualmente, a linha 9-Esmeralda liga Osasco ao bairro do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, correndo em paralelo com a Marginal Pinheiros.

O investimento total para a estação Varginha é de R$ 945 milhões, sendo R$ 500 milhões da União e o restante do Estado.

O governador em exercício, Rodrigo Garcia, disse que parte dos recursos sobrou e isso vai possibilitar a construção de um terminal de ônibus anexo. Já existe um outro terminal de ônibus a pouco mais de um quilômetro de onde vai ficar a futura estação Varginha.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, afirmou que a operação será mantida nos dois locais porque há demanda. Covas deu as declarações na manhã deste sábado (11) após visita técnica às obras de extensão da linha 9-Esmeralda.

Rodrigo Garcia participou do evento como governador em exercício, cargo que ocupa ao longo desta semana enquanto João Doria viaja aos Estados Unidos.

*Informações do repórter Tiago Muniz