Oito em cada 10 brasileiros apoiam aumento da tributação para os mais ricos

  • Por Jovem Pan
  • 08/04/2019 09h00
Dario Oliveira / Estadão ConteúdoSegundo os dados divulgados nesta segunda-feira, o índice subiu em relação ao levantamento anterior, feito em 2017.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha e pela Oxfam Brasil indica que 77% dos brasileiros defendem o aumento de impostos para pessoas muito ricas.

Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira, o índice subiu em relação ao levantamento anterior, feito em 2017.

Na época, 71% dos entrevistados concordavam com a afirmação de que “o governo federal deve aumentar a tributação de pessoas muito ricas para garantir melhor educação, mais saúde e moradia para os que precisam”. Agora, a taxa subiu 6 pontos percentuais.

O coordenador de campanhas da Oxfam Brasil, Rafael Georges, diz que a pesquisa, em geral, aponta que a sensação de desigualdade aumentou no país. “É que o brasileiro condiciona o progresso à reduação de desigualdade. Ele é a favor cada vez mais da tributação para financiar políticas sociais”, explica.

Georges cita outro dado da pesquisa em relação à desigualdade: 86% dos brasileiros acham que o progresso do país depende da redução do abismo entre ricos e pobres.

O relatório também questionou sobre a mobilidade social de cinco anos para cá: 57% acham que a posição foi mantida nesse período; 24% dizem que subiram de classe social e 17% acham que caíram; 1% não souberam responder.

Para o futuro, a perspectiva da maioria em relação à desigualdade é negativa. Apenas quatro em cada dez entrevistados acham que, “nos próximos anos, a diferença entre os mais ricos e os mais pobres vai diminuir”; 57% não acreditam nessa possibilidade.

*Com informações do repórter Vitor Brown