Países da União Europeia se unem e criam força militar conjunta

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2018 07h34
EFE/Wolfgang Kumm EFE/Wolfgang Kumm Céu negro em torno da bandeira da União Europeia sobre o parlamento alemão em Berlim

Nove países europeus assinaram um acordo para formar uma força militar conjunta e criar estratégias de defesa para tentar antecipar uma futura crise ou um futuro ataque.

Além da França, a aliança contará ainda com Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Estônia, Portugal, Espanha e Reino Unido.

Para o professor de Relações Internacionais da FAAP, Carlos Gustavo Poggio, a decisão dos britânicos em participar do acordo chama a atenção pelo fato de estarem saindo do bloco.

O anúncio oficial de lançamento da Iniciativa Europeia de Intervenção foi feito nesta segunda-feira (25) em Luxemburgo.

O novo acordo militar mostra que a relação dos países europeus com os Estados Unidos está abalada, é o que explica o professor de Relações Internacionais da ESPM, Gunther Rudzit.

A ideia de criar uma força conjunta no continente foi dada pelo presidente francês Emmanuel Macron em setembro de 2017. A ministra das Forças Armadas francesa Florence Parly disse que a iniciativa envolve um trabalho sobre um possível cenário de crise.

*Informações do repórter Victor Moraes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.