Para aquecer economia, Witzel quer reduzir ICMS do querosene de aviação

  • Por Jovem Pan
  • 12/07/2019 09h26
DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Governador também quer retirar Cedae do plano de recuperação fiscal do estado

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), pretende reduzir o ICMS do querosene de aviação, combustível das aeronaves que tem um peso importante nos custos das companhias aéreas. O objetivo da baixa no preço é fazer com que o estado, que está em estado de calamidade financeira desde 2016, possa se transformar em um local atrativo para alguma companhia, seja nacional ou internacional.

Além disso, o plano do governador inclui ajudar o aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, que está com a capacidade ociosa elevadíssima – consegue receber cerca de 30 milhões de passageiros por ano, mas deve fechar 2019 com metade desse número.

Mas o setor de aviação não é o único em que Witzel. Com o objetivo de fomentar a economia local, ele também pretende montar escritórios no exterior para fazer propaganda turística da cidade. Já na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a bancada do governador tenta retirar a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), única estatal rentável do Ri, do plano de recuperação fiscal firmado pelo ex-governador Fernando Pezão.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.