‘Precisamos convencer autoridades de que saneamento é importante’, diz presidente do Trata Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 23/07/2019 08h54 - Atualizado em 23/07/2019 11h41
Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil Saneamento O Instituto Trata Brasil divulgou nesta terça-feira (23) uma pesquisa inédita que mostra a situação do saneamento básico nas 100 principais cidade do país

Uma pesquisa inédita divulgada nesta terça-feira (23) aponta a situação do saneamento básico nas 100 principais cidade do Brasil. O presidente do Instituto Trata Brasil, Edison Carlos, falou ao Jornal da Manhã sobre os resultados mais recentes.

De acordo com Edison Carlos, o indicativo de que as cidades mais evoluídas na questão do saneamento serem as que mais continuam investindo na causa mostra que já se tornou um valor ter água potável, esgoto coletado e tratado.

Porém, muitos municípios que estão longe de atingirem as metas não fazem questão de investir. “Nós temos no Brasil dois países diferentes: um de padrão internacional, que investe pesadamente, e outro de cidades e até capitais investindo muito pouco.”

Marco Legal do Saneamento Básico

O presidente do Instituto Trata Brasil reforçou a importância de votar o Projeto de Lei que está em tramitação, que discute o Marco Legal de Saneamento Básico. “Ele precisa prever um aumento de competição entre o setor público e o setor privado. Só trazendo atores novos conseguiremos levar saneamento para todos. Precisamos dos dois setores.”

Diante da passividade de alguns governos em ignorar o problema do saneamento básico, Edison Carlos é direto. “Estamos no século XXI e ainda precisamos convencer autoridades de que levar água potável, tratar esgoto é importante. É complicado porque é uma obra escondida, não dá pra inaugurar, como um hospital.”

“Em 20 anos o Brasil ganharia quase R$ 1 trilhão se universalizasse a água e o esgoto. É até difícil entender como uma autoridade não olha pra isso.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.