Polícia pede ajuda da população para encontrar suspeitos de roubo da medalha Fields, no RJ

  • Por Jovem Pan
  • 03/08/2018 06h58
Reprodução/TV GloboAs câmeras de segurança do local flagraram o momento em que um homem se aproxima da pasta do matemático Caucher Birkar

A medalha furtada durante premiação no Rio de Janeiro ainda não foi recuperada pelas autoridades, mas a Polícia conseguiu identificar dois suspeitos do crime.

As câmeras de segurança do local flagraram o momento em que um homem se aproxima da pasta do matemático Caucher Birkar, vencedor da medalha Fields. O prêmio é considerado o Nobel da Matemática e desapareceu minutos depois do professor Birkar recebê-lo durante o Congresso Internacional de Matemáticos, que ocorreu no RioCentro.

Em uma das imagens é possível ver o matemático, em segundo plano, de costas tirando fotos quando um homem de camisa branca coloca a mochila em frente à pasta, aparentemente com a intenção de esconder o objeto. A polícia acredita que esse tenha sido o momento exato do roubo.

Outro vídeo divulgado pela Polícia também mostra o segundo suspeito cochichando e trocando olhares com esse rapaz de camisa branca, antes do furto.

A delegada Valéria Aragão, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, pediu que a população ajude na identificação: “o importante é contarmos com apoio da população para fornecer elementos que nos auxiliem na qualificação desses dois autores”.

O professor de Cambridge Caucher Birkar, de 40 anos, foi premiado pela contribuição para os estudos geométricos no plano de Fano. Ele é iraniano de origem curda e se refugiou no Reino Unido nos anos 2000.

Durante o evento, Birkar deixou a medalha junto com objetos pessoais dentro de sua pasta, que foi encontrada minutos depois jogada embaixo de uma arquibancada, sem o prêmio. A medalha furtada é toda de ouro e vale o equivalente a cerca de R$ 15 mil.

*Informações da repórter Marcella Lourenzetto