Poluição mata mais de sete milhões de pessoas por ano, aponta relatório da OMS

  • Por Jovem Pan
  • 07/12/2018 06h53
EFE/HOW HWEE YOUNGA exposição à poluição do ar causa 7 milhões de mortes por ano e custa mais de US$ 5 trilhões em gastos com bem-estar

Se os 195 países que estão no Acordo de Paris se comprometerem a reduzir o aquecimento da Terra em 2 ºC até 2050, um milhão de vidas por ano podem ser salvas em todo o mundo.

E olha que isso falando só na redução da poluição do ar. É o que aponta um novo relatório da OMS divulgado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que acontece na Polônia.

Só que para alcançar os objetivos do Acordo de Paris, os países devem triplicar seus esforços tanto no controle das emissões de gases do efeito estufa quanto na de emissões de CO2.

A exposição à poluição do ar causa 7 milhões de mortes por ano e custa mais de US$ 5 trilhões em gastos com bem-estar.

O secretário-geral da ONU António Guterres disse que as mudanças climáticas já são uma questão de vida ou morte para muitas pessoas e países. Ele alertou que os impactos vêm causando destruição no mundo todo.

Por exemplo, os países das ilhas do Pacífico contribuem com 0,03% das emissões de gases de efeito estufa, mas estão entre os mais afetados pelos desastres.

De acordo com pesquisadores da Universidade britânica de East Anglia e do Global Carbon Project, as emissões globais de carbono devem atingir a maior alta de todos os tempos nesse ano.

*Informações do repórter Victor Moraes