Por videoconferência em Davos, Mike Pompeo diz que EUA e Rússia não protagonizarão Guerra Fria

  • Por Jovem Pan
  • 23/01/2019 07h10 - Atualizado em 23/01/2019 10h27
EFE Sobre a relação com a Rússia, Mike Pompeo criticou as atitudes de Moscou no cenário internacional e disse esperar que o país cumpra com o Estado de Direito

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que os Estados Unidos e a Rússia não devem protagonizar uma nova Guerra Fria, mas pediu que Moscou mude de postura. A declaração foi dada durante discurso por videoconferência no Fórum Econômico Mundial de Davos, nesta terça-feira (22).

Por causa da paralisação parcial do governo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump cancelou a ida ao evento.

Sobre a relação com a Rússia, Mike Pompeo criticou as atitudes de Moscou no cenário internacional e disse esperar que o país cumpra com o Estado de Direito. “Esperamos que a Rússia mude seu comportamento em relação à Ucrânia, assim como o trabalho que fez para influenciar os resultados eleitorais nos EUA e em outras partes do mundo. Não é um comportamento de um país que quer ser parte da comunidade internacional”, disse.

Mike Pompeo também comentou sobre a relação dos Estados Unidos com a China. Ele demonstrou otimismo nas negociações com o país asiático e afirmou que um conflito entre os dois pode ser evitado, desde que possam competir de forma justa e aberta.

Apesar de ter evitado comentar a paralisação do governo, Pompeo defendeu fronteiras sólidas para uma nação forte e para proteger os cidadãos.

O secretário de Estado norte-americano discursou logo após o presidente Jair Bolsonaro.

 

*Informações da repórter Natacha Mazzaro

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.