Prefeitura diz que barragens de rejeitos em São Paulo são seguras

  • Por Jovem Pan
  • 02/02/2019 09h08
Reprodução/TV Globo Barragens em São Paulo ficam na região de Perus

A Prefeitura de São Paulo diz que as duas barragens de rejeitos existentes na cidade são seguras e deve apresentar planos de contingência em 30 dias. As duas estruturas estão localizadas na região de Perus, zona norte da capital, numa área próxima às moradias de 80 mil pessoas.

A classificação da Agência Nacional da Mineração aponta que a barragem da pedreira Juruaçu está na categoria de risco baixa, enquanto a barragem de Clarificação é considerada de risco médio.

O secretário municipal de segurança urbana de São Paulo, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, afirma que a condição dos dois locais é segura.

“Estão seguros”, disse. “Vamos fazer um plano de contingência, no prazo de 30 estará pronto, envolveremos a população”, prometeu o secretário.

A Câmara dos Vereadores pode discutir a questão de segurança de barragens quando retornar do recesso na próxima semana. O líder do governo na casa, Fábio Riva (PSDB) diz que o tema deve entrar na pauta de comissões.

“A gente pode tomar algumas iniciativas principalmente na parte de fiscalização dessas barragens”, explicou Riva.

Uma ação proposta pelo Ministério Público Federal em 2017 cobra mais segurança das barragens localizadas na capital paulista. Desde então, foi detectado que a empresa responsável pela barragem da Clarificação precisa corrigir 14 inconsistências; enquanto a barragem de Juruaçu deve fazer quatro procedimentos adicionais de segurança.

*Com informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.