Prefeitura do RJ adota novo protocolo de prevenção contra temporais

  • Por Jovem Pan
  • 15/04/2019 06h02
Tânia Rêgo/Agência BrasilAs mudanças têm como base os problemas identificados durante temporal da terça-feira passada (09) que vitimou pelo menos 10 pessoas no RJ

Para enfrentar a nova chuva prevista para essa semana, a Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu adotar novas regras: um novo protocolo de prevenção contra temporais.

As mudanças têm como base os problemas identificados durante temporal da terça-feira passada (09) que vitimou pelo menos 10 pessoas no RJ.

A partir do novo protocolo, a Prefeitura decidiu disponibilizar quase 90 escolas municipais para abrigar pessoas desalojadas. Além disso um plano de emergência para fechamento de vias expressas e estradas com risco de desabamento será colocado em prática.

A cidade ainda não voltou ao normal após o temporal da última semana. Em algumas localidades ainda tem água e muita lama e lixo acumulados. Entre os problemas identificados na semana passada estão a demora para chegada de equipes de emergência onde já se sabia que a chuva cairia com maior intensidade, para completar, as comportas de alguns canais que cortam a cidade do Rio também não foram abertas em tempo hábil.

A Prefeitura informou que todos seus órgãos estarão de prontidão a partir desta semana para atuar em pontos críticos e de maior risco na cidade.

*Informações do repórter Rodrigo Viga