Profissionais do Mais Médicos têm até esta terça (18) para se apresentarem às prefeituras

  • Por Jovem Pan
  • 18/12/2018 06h38
Karina Zambrana/Fotos PúblicasOs novos editais do Mais Médicos foram feitos para substituir as lacunas deixadas pelos médicos cubanos

Os profissionais inscritos na primeira fase do programa Mais Médicos têm até esta terça-feira (18) para comparecer aos municípios que foram destinados. São cerca de 2,5 mil médicos que ainda não tinham se deslocado até o último balanço feito pelo Ministério da Saúde.

Mesmo com o aumento no prazo de comparecimento, a pasta revelou que pouco mais de 70% dos profissionais se apresentaram às prefeituras.

Das 8.517 vagas oferecidas no primeiro edital, 106 não foram ocupadas, sendo que a maior parte é em distritos indígenas. Outras 10.205 vagas serão preenchidas por médicos formados no exterior, sejam brasileiros ou de países com convênio com o Brasil. Nesses casos, as inscrições terminaram no último domingo (16).

Nesta quarta-feira (19), o Ministério fará um balanço das vagas disponíveis, somando desistências e não comparecimento.

Entre os dias 20 e 21 de dezembro, os médicos com CRM no Brasil vão poder escolher municípios com vagas disponíveis para trabalho.

Uma semana depois, será a vez dos profissionais brasileiros formados no exterior e na primeira semana de 2019, médicos estrangeiros formados fora do país também poderão escolher entre as vagas disponíveis.

Os novos editais do Mais Médicos foram feitos para substituir as lacunas deixadas pelos médicos cubanos. Os profissionais saíram do programa depois que a Cuba se retirou do acordo feito com governos anteriores.

O país citou referências depreciativas e ameaçadoras do presidente eleito Jair Bolsonaro como razão para pôr fim ao convênio com o Brasil.

*Informações da repórter Nanny Cox